Icone branco.png

TRATAMENTOS ESPECÍFICOS

PLACA PARA BRUXISMO

Bruxismo é o ranger involuntário dos dentes, geralmente à noite durante o sono. Pode ocorrer tanto em crianças como em adultos. Sua causa mais comum é o estresse, porém a obstrução das vias aéreas, apneias e o alinhamento anormal dos dentes também são considerados causas.

Este comportamento pode causar danos na saúde bucal, como desgaste ou fratura dos dentes, quebra de restaurações, além de machucar a gengiva devido ao cerramento dos dentes.

Pode ser usada a placa oclusal estabilizadora, com função miorrelaxante. É uma placa feita de acrílico, com superfícies externas de contato lisas. Além de proteger os dentes, essa placa diminui a retração mandibular pelo afastamento dos dentes e são mais eficientes na desprogramação da ação neuro-muscular característica do bruxismo.

Para os pacientes que desejarem, a Defendi Odontologia trata a causa do bruxismo com medicamentos antroposóficos.

PLACA PARA APERTAMENTO DOS DENTES

O apertamento dental normalmente ocorre durante o dia e é identificado pelo desgaste dentário ou por dores de cabeça  causadas pelo cansaço nos músculos que estão nas laterais da cabeça e na face.

Se o apertamento for associado ao estresse, à mordida fora do lugar, ao hábito de mastigar chicletes ou à postura incorreta da cabeça o tratamento fica mais complexo. Será necessária a a ajuda de outros profissionais, como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Para os pacientes que desejarem, a Defendi Odontologia trata a causa do apertamento com medicamentos antroposóficos.

DISFUNÇÃO DA ATM

A ATM ou Articulação Temporomandibular é responsável pelos movimentos da boca para cima, para baixo e para os lados. Liga a mandíbula aos ossos temporais da face.

Por ser uma articulação complexa, sua disfunção pode ser de difícil diagnóstico. Causa dor de dente, dor de cabeça, dor para abrir ou fecha a boca, zumbidos ou sensação de ouvido tapado.

Estima-se que globalmente 30% da população sofra de disfunção da ATM.

APNEIA DO SONO

O ronco ocorre quando há obstrução das vias aéreas durante o sono. Esse bloqueio pode ser causado pela língua ou por partes moles da boca, o que caracteriza a apneia obstrutiva do sono. Com essa falta de oxigênio, o cérebro manda mensagem para o indivíduo acordar e ele acorda parecendo engasgado.

Se o paciente está, por exemplo, obstruindo as vias aéreas com a língua, o dentista pode recomendar o uso de placas de avanço mandibular durante a noite. Elas ajudam a reposicionar o órgão na boca, deixando a faringe mais livre para a passagem do ar.

Para os pacientes que desejarem, a Defendi Odontologia trata a causa do apneia do sono com medicamentos antroposóficos.