Icone branco.png

PERIODONTIA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE GENGIVITE E PERIODONTITE

Problemas nas gengivas e nos outros tecidos ao redor dos dentes (tecido ósseo e ligamentos) podem provocar sérios prejuízos à saúde bucal, causando inflamação, vermelhidão, sangramento, halitose (mau hálito) e, em casos mais graves, até mobilidade e perda de dentes. Além disso, a inflamação periodontal se torna uma porta de entrada de infecções no organismo, sendo fundamental seu tratamento.

O tratamento periodontal é feito com a remoção cuidadosa das placas bacterianas e tártaro (raspagem supragengival e alisamento radicular). A prevenção é feita com orientação de higiene bucal, evitando o acúmulo de bactérias, com uso correto de fio dental e da escova dental.

CIRURGIA PERIODONTAL

Quando a doença periodontal está em um estágio avançado, bolsas periodontais se desenvolvem abaixo da linha da gengiva, com risco de afetar a raiz dos dentes. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, o periodontista pode indicar a cirurgia periodontal para facilitar a remoção do tártaro e da placa das mesmas.

PLÁSTICA GENGIVAL

É possível remover o excesso de gengiva para dar mais beleza ao sorriso através da gengivectomia e/ou gengivoplastia (plástica gengival). Em casos de retração gengival (afastamento da gengiva do dente), pode ser feito um enxerto para cobrir as raízes expostas e/ou criar uma quantidade maior de gengiva para maior proteção do dente..